Matéria de hoje do JConline mostra como será abordada a língua nas provas do NOVO ENEM, sem dúvida alguma esse novo modo de avaliar que prioriza a dinâmica da língua e o uso em vários contexto é o que todos os professores já esperavam, e acho que desse ponto ninguém deve discordar.
Porém a matéria também traz outros questionamentos, um deles achei bastante pertinente, o MEC não fará indicações de escolas ou obras literárias, eu acho que poderia sim ter umas referências, isso não prejudicaria a proposta, e a cada ENEM quem sabe novos títulos não poderiam ser sugeridos? Aumentando assim o conhecimento da nossa literatura.
Outra coisa bem legal, é incluirem no conteúdo os gêneros digitais, ferramentas tão próximas dos nossos alunos, e que nós (eu)* professores ainda a utilizamos tão superficialmente, pois ao contemplarmos os Gêneros Textuais acabamos não dando a atenção devida a essas novas formas de comunicação.
Eu sou a favor do ENEM, porém, confesso tenho um certo receio de que essa unificação, pelo menos nas provas de língua faça com que percamos as especificidades e as provas tenham uma visão "sulista de ser"**. Pois nosso país de dimensões continentais, não se atem ao falar de novelas, e modismos globais, o Brasil e a Língua Brasileira é bem maior que isso.
*Muitos professores podem estar trabalhando bem os gêneros digitais, não dá pra generalizar.
**Longe de preconceitos regionais, a favor do respeito aos regionalismos.
LEER MÁS...
Porém a matéria também traz outros questionamentos, um deles achei bastante pertinente, o MEC não fará indicações de escolas ou obras literárias, eu acho que poderia sim ter umas referências, isso não prejudicaria a proposta, e a cada ENEM quem sabe novos títulos não poderiam ser sugeridos? Aumentando assim o conhecimento da nossa literatura.
Outra coisa bem legal, é incluirem no conteúdo os gêneros digitais, ferramentas tão próximas dos nossos alunos, e que nós (eu)* professores ainda a utilizamos tão superficialmente, pois ao contemplarmos os Gêneros Textuais acabamos não dando a atenção devida a essas novas formas de comunicação.
Eu sou a favor do ENEM, porém, confesso tenho um certo receio de que essa unificação, pelo menos nas provas de língua faça com que percamos as especificidades e as provas tenham uma visão "sulista de ser"**. Pois nosso país de dimensões continentais, não se atem ao falar de novelas, e modismos globais, o Brasil e a Língua Brasileira é bem maior que isso.
*Muitos professores podem estar trabalhando bem os gêneros digitais, não dá pra generalizar.
**Longe de preconceitos regionais, a favor do respeito aos regionalismos.





