Novo ENEM além da gramática

| 0 comentários |

Matéria de hoje do JConline mostra como será abordada a língua nas provas do NOVO ENEM, sem dúvida alguma esse novo modo de avaliar que prioriza a dinâmica da língua e o uso em vários contexto é o que todos os professores já esperavam, e acho que desse ponto ninguém deve discordar.
Porém a matéria também traz outros questionamentos, um deles achei bastante pertinente, o MEC não fará indicações de escolas ou obras literárias, eu acho que poderia sim ter umas referências, isso não prejudicaria a proposta, e a cada ENEM quem sabe novos títulos não poderiam ser sugeridos? Aumentando assim o conhecimento da nossa literatura.
Outra coisa bem legal, é incluirem no conteúdo os gêneros digitais, ferramentas tão próximas dos nossos alunos, e que nós (eu)* professores ainda a utilizamos tão superficialmente, pois ao contemplarmos os Gêneros Textuais acabamos não dando a atenção devida a essas novas formas de comunicação.
Eu sou a favor do ENEM, porém, confesso tenho um certo receio de que essa unificação, pelo menos nas provas de língua faça com que percamos as especificidades e as provas tenham uma visão "sulista de ser"**. Pois nosso país de dimensões continentais, não se atem ao falar de novelas, e modismos globais, o Brasil e a Língua Brasileira é bem maior que isso.

*Muitos professores podem estar trabalhando bem os gêneros digitais, não dá pra generalizar.
**Longe de preconceitos regionais, a favor do respeito aos regionalismos.

LEER MÁS...

Depois de duas semanas

| 0 comentários |

Cheguei um poco atrasada e sem minha tarefa de casa em mãos, eu vim para o encontro de casa e meu TP3, assim como os AAA3 também, dividi o livro com minha colega de turma que é sempre muito solícita, perdão por esquecer o nome agora, mas corrigirei a falha. Foram discutidas as respostas, feitas algumas leituras, e depois nos foi proposto uma atividade em grupo, cuja tarefa era analisar dois textos: Operário em construção, de Vinicius de Moraes e Construção, de Chico Buarque, tivemos que discutir se as questões propostas e a abordagem dos temas eram pertinenes e adequadas para o estudo, de nós professores, e a segunda parte, organizar uma atividade que contemplace as questões trazidas pelo texto, estabelecendo a série e os objetivos a serem alcançados, nosso grupo teve uma certa difilcudade, pois a discussão se deu em subgrupos, mas ao final a visão foi semelhante.

LEER MÁS...

Voltei ao Gestar

| 0 comentários |

Depois do impacto no encontro anterior, volto a escola na sexta-feira e junto com meu outro colega que participou do encontro pela manhã, explicamos o que foi nos foi informado no encontro - que iríamos partipar dele todas as quintas-feiras, até o fim do ano. E pra surpresa ou não nossa, ele não sabia disso, e acho que bateu nele um desespero discreto também. Mas não houve oposição, novamente pediu para organizarmos atividades para as turmas.

Vejam o que é a falta de comunicação, um dos grandes problemas da sociedade de hoje, com tanta informação ainda falta a informação, isso daria uma bela tese, filisofia, deixemos pra depois... rsrs

07/05/2009

Nosso segundo encontro, até que as pessoas compareceram, confesso que achei que encontraria bem menos gente, mas tinham até rostos novos. No encontro anterior nos foi pedido para que trouxessemos três livros do quite presente grego, foi mais suave, pois três nem faz tanto volume no Parque Cidade ou no Caxangá-lenda.
Levamos o TP3, AAA3 - versão do professor, AAA3 - versão do aluno, a proposta desse material é bem interessante, uma vez que aborda o trabalho dos gêneros textuais em sala, e esse é um fenômeno que dá conversa e motivo pra várias discussões, e aconteceram várias mesmos, teve até tarefinha de casa, e duas semanas pra fazer, não vou mentir que eu gostei desse tempinho. Claro que eu voltarei ao terceiro encontro.

LEER MÁS...

É o começo...

| 0 comentários |

E tudo começa assim...
29/04/2009
__ Cíntia, tem uma capacitação para os professores de Português amanhã. Você pode ir?
__ Ah, posso sim!
__ Seu horário é a tarde, você tem que procurar... deixa ver - olha no papel - Suzana, o nome dela, só deixa a tividade pras turmas, porque você tem aula.
__ Certo, eu deixo.

30/04/2009

E fui embora no outro dia saber de que se tratava a capacitação (nem sei se esse termo pode ser usado ainda, mas alguém vai me corrigir, e utilizarei a nomenclatura correta para estes encontros). Quando eu cheguei lá, tudo bem, algumas pessoas conhecidas, a maioria não, e todo mundo como eu sem saber ao certo do que se tratava, e eis que se iniciam os trabalhos. E nos foi explicado que Gestar II, só esse "II" já gerou confusão, como tô no "II" se nem fui pro um. Mas, Gestar II, segundo foi explicado corresponde a uma formação destinada aos últimos anos do ensino fundamental, e o outro foi para os anos iniciais... Ahhhhhhhhhh bom! Tinham mais surpresas, essa formação em serviço acontecerá todas as quintas-feiras, até o finalzinho do ano, me bateu uma aflição discreta e dúvidas: Será que meu Gestor sabia disso, quando me pôs nessa? E minhas turmas? E as aulas? Putzzzzzzzz. Tô ferrada!
Segundo a formadora "todos os gestores" foram informados e orientados a deixar seus professores de Português livres na quinta e que a frequência iria diretamente para secretaria, então, se eu estou aqui, lá na escola eu não posso levar falta (contei isso lá na escola, a reação não foi bem assim, depois escrevo sobre isso). Se iniciam os trabalhos, me dão um presentinho meio grego, mas com jeitinho brasileiro, um pacote de 19 livros, materialzinho básico do Gestar, legal pra quem ia voltar pra casa de ônibus. Foi feita a exposição do material algumas orientações, e como já tenho minhas ferramentas de trabalho, estou pronta pra começar. Será?

LEER MÁS...